sexta-feira, abril 27, 2007

Investigação: Jobim is Murder

Tom Jobim ser um ícone de terror no Leste Europeu, como Hitler é para os judeus, nunca foi um fato muito comentado pela mídia. Nem pelos jornais daqui, e menos ainda pelos jornais de lá. Na República Tcheca, onde se encontra o extremismo anti-jobim mais radical, sequer mencionam o assunto. Enquanto isso, pessoas nas ruas assoviando “Águas de março” e “Garota de Ipanema” são ameaçadas com violência. Os tchetchenos não sabem explicar: por quê terror? Por quê Jobim? Apenas deixam claro: nada tem a ver com brasileiros ou com a música africana em geral.

Mas esse silêncio foi abalado com o que aconteceu semana passada, no jogo amistoso entre as seleções juniores do Brasil e da República Tcheca, em Praga. Era um jogo normal e nada acontecia além de vários gols do Brasil. De repente, um torcedor de meia-idade invadiu o campo, e despejou um balde de sangue no jogador Roque Júnior. Veja a reconstituição:



Com o balde vazio, o invasor correu um direção às câmeras e abriu sua camisa mostrando “Jobim is murder” escrito no seu peito com cicatrizes. Ele logo foi preso e entrevistado pela televisão local. Infelizmente, tcheco é uma língua muito complicada.

A cena toda foi registrada e colocada na internet, e antes que a censura pudesse remover, conseguimos captar o áudio da entrevista. Nosso novo colaborador, Jay, disse que seu colega virtual de trabalho sabe como traduzir. Valeu, Jay!

Jay:

"I currently don´t have a way to translate that now. That may change on a few hours' notice, though.
Meanwhile, check for my Media ScoreCards".

3 comentários:

Unknown disse...

Tantos ja sofreram!!!!!!!!!

Isso tem que acabar!!!!!!!

Juntos podemos por um ponto final nisso!

Pábio Assunpción disse...

Isso o quê?

El Compostero disse...

em terra poliglota oq ri do silêncio é rei