quarta-feira, julho 09, 2008

ESTOMAGO DEBATE:
O ioiô corrói a vida das pessoas por dentro ou é um modo inteligente de viver?

Muito tem se falado sobre o tema dos ioiôs. Enquanto uns defendem que o brinquedo filipino é uma arte que inspira a vida, outros se esforçam para coibir sua prática, alegando efeitos nocivos que ela traz na construção do indivíduo. A Estomago foi procurar saber a opinião de cidadãos, entusiastas e celebridades reconhecidas pela sociedade, e assim organizou seu Iº Estomago Debate, que foi sediado na arquibancada do ginásio do Ibirapuera. Participaram o músico e compositor Paulinho Moska, integrante do grupo vocal "Garganta Profunda" de 1987; Ashimiru Akida, ex-praticante de Ioiô que se posiciona radicalmente contra a atividade; e a atriz Aracy Balabanian, cujos pais foram fugitivos do genocídio Armênio.



Ashimiru - Primeiro acho que já passou da hora da gente discutir esse assunto abertamente. É questão de saúde pública! Esses moleques irresponsáveis ficam desperdiçando a vida e os pais precisam se alertar. Muito obrigado ao pessoal pelo espaço, viu?

Aracy - Gente, eu sinceramente não estou entendendo muito. Vocês querem acabar com... mas por quê? Eu não entendi.


Ashimiru - Esse exibicionismo doentio dos jovens destrói tudo! Tudo vai se despedaçando! Já falei!


Paulinho - Aaah, senhor Akida, que marra!! (gargalhadas). Ioiô é uma maravilha... Faz maravilhas! A moçada arrisca, se dedica. É que nem a música, quando vê tá todo dia ali... Cantando o que vem de dentro, botando pra fora um sentimento...

Ashimiru (interrompendo) - Você não sabe o que está falando, rapaz. É mais um moleque, é isso que você é!!


Paulinho - (gargalhadas)



Aracy - Se tem um problema eu acho legal analisar isso. O efeito disso, sabe, Paulinho? Pode ser que tenha um efeito ruim no grupo, na turma.


Ashimiru - Outro dia eu vi um menino na porta de casa, devia ter uns 9 anos aquele moleque. Eu disse bem assim pra ele: "Quando você tiver a minha idade, e olhar pra trás vai se arrepender de todo esse faz-de-conta que você inventou para tornar a sua vida fraca um pouco menos miserável!"

Paulinho - Eu concordo com a Aracy. Tem que arrumar um jeito do pessoal continuar com saúde, praticando sua arte. E ioiô é isso. É pura expressão! É como a corda de um violão: vibra como a vida vai e vem!! - Vamos sim, vamos ajudar. Que problema é esse? Vamos resolver...

Aracy - Eu não sei, Paulinho, só sugeri... Estou confusa.



Ashimiru (interrompendo) - TEM QUE PROIBIR, é isso que tem que fazer!



Aracy - Olha, quando a discussão sai do controle quer dizer que os DOIS lados tem um tanto de razão. Essa foi uma lição valiosa que aprendi na minha longa vida.


Paulinho - É proibido proibir seu akida! Se faz mal, sacode a poeira e volta por cima. Bola pra frente, sabe?


Ashimiru - Olha, rapaz, eu não tenho mais paciência pra falar com jovens irritantes e teimosos que nem você. Parece que tem titica na cabeça!


Um comentário:

Anônimo disse...

Acredito que o ioiô é uma porta de entrada para drogas mais pesadas, como bolinhas de gude e, deus nos livre, pião.