quinta-feira, dezembro 27, 2007

Santa Corp., Natal e um case de sucesso

Chegando o fim-de-ano, cresce a demanda por Papais-Noéis no mercado. Em 2007, a grande maioria das agências natalinas não estiveram capacitadas para atender todos os pedidos, decepcionando seus principais clientes. Mas a Santa Corp., pelo contrario, surpreendeu, ultrapassando todas as metas estabelecidas.

É que assumiu o novo CEO da empresa, o norte-americano naturalizado brasileiro, William Hitt Hüller (vide foto). Ex-presidente da Uppersafe - empresa de segurança particular, escolta armada e transporte de valores - Hüller surgiu com uma solução inovadora que, de início, foi ridicularizada no setor. Percebendo que havia grande disperdício de oportunidades de negócios nos últimos anos, por falta de pessoal especializado, Hüller resolveu investir em formação de mão-de-obra qualificada. E assim, ele fundou o "Batalhão Santa Claus", a primeira escola brasileira para formação de Papais Noéis.



“Era preciso estar de acordo com a demanda do mercado” – explica William Hitt Hüller – “Não apenas em termos quantitativos, mas principalmente qualitativos do produto entregue aos nossos clientes”.

Apesar de encarar como uma estratégia para os negócios, Hüller se especializou em treinar Papais Noéis para as festas de fim de ano. Criou um curso de um dia, no qual eles recebem lições sobre os trajes, a maquiagem e instruções de como lidar com as crianças.



O critério de seleção é quem vai dizer quem pode ou não ser Papai Noel. Existe todo um rigor para garantir o melhor para as crianças. O próprio Hüller explica:

São três principais pilares que seguimos:

1. Higiene: logo quando chegam em nossa escola, os candidatos devem tirar suas roupas e receber o já tradicional banho de mangueira. O jato d’água na pressão máxima retira todas as camadas de sujeira da pele gorda dos aspirantes a Papai Noel.




2. Segurança: faz parte da cultura da Santa Corp. prestar o melhor serviço em termos de segurança. Temos que certificar que nossos Papais Noéis não são usuários de crack, alcoólatras, depravados sexuais, estupradores, pedófilos, fumadores de maconha ou maníacos de qualquer estirpe. Por isso pedimos que os candidatos preencham uma pesquisa de múltipla escolha, para saber como eles mesmos se consideram. Os Papais Noéis aprovados passam para a próxima fase onde aprendem a manusear armas de fogo, e recebem porte.



3. Aparência física: tradicionalmente o Papai Noel é um homem branco, com olhos azuis e que na juventude teve cabelos loiros (perfil ariano). Devido aos próprios pedidos do mercado, quem tem a cor ideal para ser bom velhinho ficará nos melhores Shoppings - e sem dúvida serão os melhores recompensados financeiramente. Mas estamos cada vez mais flexíveis, achamos que a tolerância com as demais raças pode nos ajudar no mercado de baixa-renda. Durante todo o curso é ressaltada a responsabilidade que os alunos têm de corresponder à imagem de Papai Noel esperada pelas crianças. Por isso já na própria seleção deixamos claro que damos preferência para quem é branco.



A escola promete dar uma base completa para os estudantes e ajudá-los a se colocar no mercado de trabalho. Mas a maioria dos que trabalham como Papai Noel no Natal aprendem melhor o ofício nos próprios locais de trabalho.



Hüller pretende expandir ainda mais o mercado, planejando campanhas para que a figura do Bom Velhinho possa ser melhor explorada ao longo do ano: "E se ele aparecesse com o coelhinho da Páscoa? Ou como símbolo para o Dia dos Pais?" - idealiza.

Pode esperar, o Batalhão Santa Claus vai dar o que falar. E as crianças agradecem!!



3 comentários:

Anônimo disse...

Muito Boa a idéia deste CEO. Este mercado está em decadência, precisa de uma inovação deste calibre. Minha filha sofreu muito este ano com papais Noel sujos. Teve um que fedia tanto a CC, que não consegui aguentar o cheiro de minha filha no carro.

Parabéns pela iniciativa em divulgarem tal assunto.

Glauber/SP

Pábio Assunpción disse...

Caro glauber,

O importante mesmo é a Santa Corp estar de acordo com suas expectativas de lucro. Mas a concorrência está aí para isso: os produtos ficam cada vez melhores e mais baratos. Sua filha vai perceber...e tudo graças a Mão Invisível do Livre Mercado! um Viva pra isso!

Obrigado pelo apoio, Glauber!

Pábio

Souza Aranha disse...

será que aquele papai noel tinha condições de comprar um desodorante de burguês que nem o seu???!!!

será que ele não estava comendo farofa e arroz todas as noites apenas para manter viva uma tradição milenar???!!! E o empenho dos sonhadores que ralam suas bundas pelo que acreditam??

E vem um ganacioso marketeiro pra ganhar em cima do suor do proletariado e o povo ignorante aplaude tamanho oportunismo!!!!!

pense nisso glauber... pense nisso quando você estiver comendo seu bife suculento com sua filha cheirosa durante a sua próxima ceia natal!!!

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