quarta-feira, maio 07, 2008

Nova postura do vegetarianismo radical

Uma nova corrente de vegans está em busca de fazer as pazes com a população carnívora. Depois do ônus social obtido por seus predecessores com marchas radicais, propaganda xiita e atentados eco-terroristas, os new-vegans querem se aproximar de comedores de carne a partir de uma abordagem mais compreensiva. Por isso, como forma de dizer que não se posicionam mais rancorosamente contra a morte de animais, estão promovendo encontros experimentais em que sacrificam alguns deles com métodos criativos e muito humor.



Além de ser uma maneira diferenciada de passar sua mensagem para o mundo, os new vegans querem também que os vegetarianos da velha guarda aprendam a trabalhar seus preconceitos nesses encontros. "Para nós, a carne não é uma necessidade nutritiva, não é uma necessidade básica da vida, mas pode ser uma ótima fonte de boas risadas!" diz Peter Luger (rapaz de cavanhaque na foto acima). Ele é membro do grupo "Herbo Amigos”, que é um dos pioneiros da prática. O grupo se reúne em fins-de-semana para churrascos regados à carne de soja, enquanto mutilam animais sem fins alimentícios. "Veja esta perna, aqui ela nada mais é que o inimigo desse bracinho" comenta Randy Weston iniciando uma briga inspirada em filmes de Kung Fu com membros de uma cabra. Em outra mesa, um casal come beringela na grelha e pratica um curioso jogo didático e criativo de anatomia, que consiste em desmontar e remontar novos animais com os restos mortais de uma hiena.



Mas nem tudo é diversão, alguns grupos carnívoros não entenderam a mensagem de reconciliação e estão revoltados com a nova geração de vegetarianos radicais. Para a maioria dos que comem carne, a morte de animais só é aceitável se eles forem de fato comidos. Mas para esses, Peter Luger responde: “O gosto que os animais têm não nos agrada, fazemos com eles o que bem entendermos e esses radicais que aprendam um pouco de flexiblidade.”

2 comentários:

Anônimo disse...

amamos o peter luger!!!!

Anônimo disse...

infelizmente Luger não é muito querido em João Pessoa