segunda-feira, março 24, 2008

Javanetes, a oculta sonoridade paranaense


Javanetes nunca foi um empreendimento musical comercial, e talvez por isso continua até hoje desconhecido aos ouvidos de muitos apreciadores da música que cresceram durante os anos 60, quando o grupo vivia seu auge. O som refletia uma íntima relação entre músicos de talento extraordinário, nativos do Pontal do Paranapanema, que compartilhavam uma paixão por jazz improvisado. Em uma época de fortes barreiras entre os estilos, o grupo já fundia hard bop, avant-garde jazz e rock progressivo.

Formado em Londrina no Paraná, o Javanetes tinha seus ideais traçados pelo controverso tecladista Carlos Moura (na foto ao centro). Uma figura excêntrica, recatada e extremamente rigorosa que não queria publicidade. As gravações nunca foram para as lojas, eram distribuídas em fitas k7 de mão em mão durante as restritas apresentações ao vivo. Moura era convicto, não queria barulho. Acreditava que sua música seria responsável por estabelecer uma conexão da natureza e do cosmos com a tecnologia desse planeta e fora dele, para atrair naves espaciais. Tratava-se de uma preparação para a visita de seres intergalácticos – o que seria “a salvação dos terráqueos”, segundo ele. Não se sabe até que ponto tal visão era uma atuação artística, ou crença real.

Um fan declarado dos paranaenses era o americano Frank Zappa, que além do contato telefônico que mantinha com Carlos Moura, é sabido que veio a londrina e contribuiu com a banda por 2 semanas. Frequentadores da cena na época contam que em uma das apresentações mais experimentais do Javanetes em Pomerodes/Santa Catarina, Moura tocava seu primitivo teclado elétrico, e após o show foi abordado pelo inglês David Bowie, que convidou o artista para acompanhá-lo. Ele não aceitou.

Confira a única gravação que pôde ser encontrada do Javanetes:

















1 - Galho de arruda
2 - Zerão
3 - Quantum
4 - O Terço
5 - Cancheiro dimensional sorriu pra mim
6 - Piá misterioso
7 - Deus é uma cuia de chimas
8 - Lua, minha china
9 - A era de peixes não vale mais
10 - Gaudério extra-terra
11 - Figuras do delírio
12 - Estrela cadente na patente
13 - Matemática fractal do cosmos negro

Download

Escute algumas faixas:





















Nenhum comentário: